sábado, 1 de novembro de 2008

“VAMOS VER JESUS”

VAMOS VER JESUS

  • Texto Bíblico: Lucas 2:8-20 e Mateus 2:1-12
  • Objetivos:
    1. Levar a criança a entender que os pastores e os reis magos tão logo souberam do nascimento tiveram um desejo muito grande de visitar e conhecer JESUS
    2. Que os pastores acreditaram e foram imediatamente, apressadamente ver JESUS e os Magos se esforçaram, viajaram de muito longe e ainda levaram seus presentes, suas ofertas
    3. Levar a criança a saber que Deus retribuiu com alegria para os pastores e direção para os Magos
    4. Levar a criança a reagir, desejando, se esforçando para estar na igreja, insistindo mesmo para não faltar porque isso alegra o coração de Deus.

SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA :

Dramatize ou use objetos para representar os personagens. Use

  • pedaços de madeira ou galho (cajado) para representar os pastores
  • Algodão em bolinhas para representar as ovelhas
  • asas de papelão para representar os anjos (ou figuras mesmo)
  • 4 ou 5 coroas pequenas para representar os magos
  • 1 estrela brilhante prateada (de papelão)
  • Leve um telescópio oi similar.
  • Mapa (para os maiores)

“HOJE É NOSSA ULTIMA VIAGEM NA MÁQUINA DO TEMPO !! VAMOS LÁ???”?

Vamos voltar lá no estábulo. Onde estão José e Maria e Jesus , lembram.... Uuuu. chegamos !

Na noite que Jesus nasceu aconteceram 2 coisas bem especiais, no céu !

(1º.) Uma estrela diferente e especial apareceu no céu. Olha só !! O que será que quer dizer ??Vamos deixar aqui.. daqui a pouco vamos saber.


(2º.) Lá perto de onde Jesus nascer, lá pro lado das montanhas, havia uns pastores cuidando das suas ovelhinhas e era bastante tarde, era pra lá de meia noite !!

Todos estavam dormindo... os pastores estavam sonolentos e de repente

Um anjo... um anjo mesmo apareceu no céu !!! E Eles ficaram morrendo de medo. Eles nunca tinham visto um anjo !! Até eu assustaria ...!! Aiiiii... que mmeeedooo!!

Mas o anjo disse : Não fiquem com medo ! Eu trago uma ótima notícias pra vocês: HOJE, LÁ NA CIDADE DE BELÉM, NASCEU O SALVADOR, QUEÉ JESUS CRISTO, O SENHOR. VOCÊS VÃO DESCOBRIR ASSIM : VOCÊS VÃO ENCONTRAR UMA CRIANAÇA ENVOLTA DE NUMAS FAIXAS DEITADA NUMA MANJEDOURA.

E assim que o anjo terminou de falar, nem deu tempo de respirar, apareceu com ele, uma multidão de anjo... muitos... muitos... mil.... cantando uma música, cantando um louvor: GLÓRIA A DEUS NAS MAIORES ALTURAS E PAZ NA TERRA...

Quando os anjos foram embora, os pastores foram correndo procurar Jesus: VAMOS, VAMOS VER JESUS...!! Eles foram e encontraram Maria José e Jesus e eles contaram tudo o que tinha acontecido.. .


Lembra do que apareceu no céu quando Jesus nasceu ? Qual foi a primeira coisa? Ahhh...isso mesmo uma ESTRELA ESPECIAL.

Sabem, lá bem longe, bem distante de Belém havia uns homens muito inteligentes e estudiosos eles eram chamados de MAGOS. Eles estudavam as estrelas... sabem quando as pessoas olham no céu com telescópio (mostre).

Vamos voltar lá na terra deles? Vamos usar nossa “ máquina do tempo ?”


(Mostre a estrela) Esses homens viram a estrela e eles sabiam que quando esta estrela aparecesse no céu, é que nasceria um REI e isso era a coisa mais importante para eles!

Então eles decidiram procurar o REI que havia nascido e começaram uma longa viagem ...

(mostre no mapa para os maiores e movimente as coroas) seguindo aquele ESTRELA.

Demorou muito...muito. .. Eles dormiam e acordavam e continuavam viajando... Era muito tempo... eles, não tinham carro, nem avião, nem ônibus nem trem... eu acho que eles foram de camelos... Eles não desistiram.. . demorou mais de 1 ano!! Puxa !! Mas eles queriam VER JESUS, eles se esforçaram e chegaram até a cidade e depois eles seguiram a estrela até onde estava Jose, Maria e Jesus. Eles já moravam em outra casa, e Jesus já estava maiorzinho.

Quando eles viram Jesus eles se ajoelharam, adoraram e entregaram suas ofertas


SITUAÇÃO DA CRIANÇA:

Vocês já pensaram se os pastores fugissem de medo e não acreditassem no que o anjo falou?

Vocês podem imaginar se os magos desistissem de ver Jesus, porque era muito difícil, era muito longe, podia faltar água...eles iam ficar muito cansados...?

Mas eles tinham um desejo no coração: VER JESUS ! e os Pastores depois foram e contaram para muita gente... !!

Hoje Deus quer que cada criança tenha esse mesmo desejo. Como é que nós vamos ver JESUS? Ele não está aqui! Mas na igreja... nós vamos ouvir e aprender de Jesus. Muitas vezes tem gente que fica com preguiça de vir a igreja ... quer ficar em casa , na TV, no vídeo Game, no futebol.... na Internet... Essas coisas são legais... mas em primeiro lugar nós vamos buscar as coisas de Deus...a casa de Deus... JESUS ! E também, assim como os amigos, nós podemos entregar presentes para Jesus, e o maior presente é a nossa vida, nosso amor, a nossa fé a nossa obediência, se você entregar e tiver esse desejo de ver a Jesus como estes pastores e os magos, você vai receber o que os pastores recebera: muita alegria, e o que os magos receberam: uma direção de Deus para fazer o que eles precisavam.

Nós vamos orar e você vai falar pra Deus que você quer sempre ter um desejo muito forte de buscar a Jesus em todas as horas, principalmente na igreja, Amém.

Deixe que elas orem um pouco... depois orem com elas:

Repita assim comigo: Senhor Deus, hoje eu quero um desejo no meu coração de sempre buscar JESUS, em todas as horas =da minha vida. Eu vou deixar Jesus em primeiro lugar, amém


VERSÍCULO: Mateus 2:2 “... onde está o Rei ... nós vimos sua estrela e viemos para adorá-lo.”



Atividade:

Sugestão: Fazer convites, vários “ VAMOS VER JESUS, para entregar para os amiguinhos e convidar para estar na igreja


Maiores: folha com exercício :Localizar no Mapa a viagem de Maria e José e também a viagem dos Magos até Jerusalém (faça um mapa e deixem que procurem na Bíblia)

Nenhum comentário: