sábado, 1 de novembro de 2008



A MÚSICA E AS CRIANÇAS


Regina Junker

1. As crianças gostam de cantar e não podemos ensinar a elas coisas que lhe são incompreensíveis, é preciso ensinar canções que estejam integradas a sua vida, à sua faixa etária e à compreensão que na fase em que estão consigam ter.

2. A música é dádiva de Deus, pois além de ser uma forma de adoração e louvor ao criador é parte de nossa vivência humana. A música atinge nosso físico: através do seu ritmo, atinge nossa razão através da harmonia e atinge nossos sentimentos e emoções através de sua melodia.

3. Para que as crianças cantem bem você deve observar a altura da canção, pois, a voz infantil é suave a aguda. Por isso, procure que alguém com voz aguda (soprano se for mulher) seja a pessoa que vá ensinar os cânticos. Se for homem que cante no falsete. Evite pedir que “cantem mais alto” – ou seja, mais forte, pois elas entenderão que devem gritar ao invés de cantar.

4. E a teologia, isto é, o conteúdo expresso nas letras dos cânticos?

João Wesley disse: “Nós instruímos as crianças principalmente pelos hinos; através deles, descobrimos que as verdades mais importantes são gravadas em suas mentes com mais êxito”.Por isso evite canções que tenham palavras que as crianças não dominam, como por exemplo “entronizar”, “sala do trono”, ou ainda “eu perdido pecador!” Não se esqueça que delas é o reino de Deus”. E o que dizer daquele: “Meu coração era preto?” As crianças negras se sentirão mal pois nunca ficarão brancas. Procure ensinar cânticos que contenham verdades bíblicas de amor, paz , proteção divina, Deus como nosso criador, como alguém que se preocupa conosco, que está sempre pronto a perdoar, eu falem sobre Jesus como amigo e companheiro. Vamos procurar cânticos que tenham versículos bíblicos, que possam ser cantados com gestos, movimentos; cânticos que transmitam uma mensagem acessível à sua fase de vida.

5. Além de cantar com gestos e/ou movimentos você pode acompanhar os cânticos com instrumentos de percussão. Para isso você precisa pedir a alguém de sua comunidade que saiba música para auxiliá-la(lo) . São necessários além dos instrumentos para as crianças alguém que acompanhe os cânticos ao piano, teclado ou violão. Um desses instrumentos ou mesmo uma fita cassete ou CD podem ser usados para fazer a execução do cântico. As crianças farão o ritmo com os instrumentos de percussão.

6. Como são os instrumentos de percussão?

v Sugestão para uma bandinha com 35 crianças:

q 1 prato

q 2 tambores

q 5 triângulos

q 2 guizos

q 2 maracas

q 3 chocalhos

q 2 reco-recos

q 1 afuxê

q 1 agogô

q 4 caxixis

q 5 pares de pauzinhos

q 4 castanholas de cabo

v Sugestão para uma bandinha com 20 crianças:

q 1 tambor

q 1 prato

q 5 triângulos

q 2 chocalhos

q 2 reco-recos

q 5 pandeiros

q 4 castanholas, clavas ou cocos

7. Cada cântico ou música acompanhado por instrumentos de percussão – bandinha rítmica – devem estar bem treinadas. Para isso você deve fazê-las ouvir o cântico ou canção marcando compassos:

a) pulsação

b) tempo forte

c) outros ritmos

· Separa os “naipes” ou família dos instrumentos;

· Os tambores e pratos devem marcar o tempo forte;

· Reco-recos e pares de pauzinhos (clavas) poderão fazer ritmos variados;

· Afoxês, caxixis, ganzás (chocalhos), etc, farão a pulsação.

TREINO:

Atividades:

a) pedir para que cada criança, colocando os dedos indicador, médio e polegar sintam as batidas do seu pulso;

b) pedir que coloquem a mão no coração e sintam os seus batimentos;

c) façam a grafia destes batimentos:

Ex.:

____________ _________ _________ Som longo e contínuo

------------ --------- --------- --------- ------ Sons curtos

Pulso: ------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- ----

Coração __ __________ __ __________ __ __________ __ _________

Tum Tumm

d) fechar os olhos e sentir a sua respiração;

e) bater palmas sempre iguais acompanhando o pulso;

f) acompanhar uma canção com estas palmas sempre iguais.

2. Tempo Forte

Bater palmas só na acentuação:

A canoa virou, por deixá-la virar

I I I I

Foi por causa do João que não soube remar

I I I I

· ( I = palmas)

Você pode sugerir várias canções e pedir que as crianças descubram o tempo forte.

3. Depois que ficar claro pulsação e tempo forte você divide as crianças em dois grupos:

O 1º grupo baterá a pulsação

O 2º grupo baterá o tempo forte

Depois inverta os grupos. Faça-os acompanhar várias canções.

4. No ritmo da melodia, você deverá falar e bater palma junto com o modelo de que você fala/canta.

8. Expressão Corporal:

Formular uma definição exata e precisa sobre a expressão corporal é tarefa difícil, contudo pode-se dizer que ela é uma forma de comunicação e expressão que o ser humano adota e é canalizada por duas vias fundamentais:

1) – O corpo e todo o seu gestual

2) _ A música junto com movimentos e gestos

Sua finalidade é contribuir para a integração do ser compondo um todo harmônico.

Esta atividade é, graças a seus valores, uma prática importante e que contribui em boa medida para o processo evolutivo natural da criança.

Assim, a expressão corporal ajuda a criança através de movimentos, a experimentar seu corpo, seguir seu próprio ritmo, ajustar-se ao outro, trabalhar em grupo, juntar-se aos/as companheiras, criar, expressar suas necessidades e sentimentos, adaptar-se à sua comunidade, liberar suas tensões, adquirir segurança. Satisfaz suas necessidades biológicas, intelectuais e sócio-emocionais.

Visto que esses valores contemplam nossa prática cristã, use-a no seu trabalho com as crianças.

Atividades:

1.Use gestos de acordo com o que a letra da música lhe sugere;

2. Use movimentos de acordo com o ritmo;

3. Crie movimentos diferentes;

4. Use objetos tais como: bola, fitas coloridas, panos de diversos tamanhos e cores, etc.

5. Delimite espaços;

6. Faça movimentos para indivíduos e grupos.

9. Não se esqueça:

v De orar

v De louvar e adorar a Deus com as crianças através da música

v De amar as crianças

v De aprender com elas

v De viver os valores do reino de Deus que em Jesus nos afirma que das crianças é o Reino dos Céus (Mateus 19:14)

Bibliografia:

Consulta a textos de autoria de Anita Way e Elizete Loureiro Reis

Nenhum comentário: