sábado, 1 de novembro de 2008

Hora da Amizade

Hora da Amizade

A criança quer atenção, chame-a pelo nome.
Assim que a criança chegar, afixe nela o crachá
(em formato de folha, item 1de Itens para acrescentar)
com o seu nome. Converse a respeito de como ela veio
para a classe. Leve-a para ver os objetos da natureza,
discutindo coisas que ela talvez tenha visto no caminho
para a aula. Apresente-a a outras crianças e professores,
pelo nome, chamando a atenção para o crachá.
Para a abertura, cante um cântico que fale de Jesus,
se possível com gestos.

Você sabe quem é Jesus? (O Filho de Deus)
Mostre o fantoche (item 1 de Visuais e outros
auxílios para o ensino).
As crianças fazem um círculo, de mãos dadas,
e andam de mãos dadas, e andam em roda, ao
cantarem este cântico pela segunda vez.
Se a classe é grande, elas podem marchar,
uma atrás da outra, ao cantarem,
mas sempre de mãos dadas.

Vamos cantar um outro corinho sobre Jesus.
(cante somente a primeira estrofe do corinho)
Repita o nome da criança (a repetição do nome
da criança fortalece seu sentimento de autovalorizaçã o),
dizendo que você está muito contente porque estão ali.
Leve-as a sentir que a aula vai ser divertida e que
vão aprender sobre coisas que Deus fez para ela.
Deus fez todas as coisas para a nossa alegria,
porque Ele nos ama.

História
Prenda fitas de crepon para indicar onde as crianças
devem sentar-se. Cante um outro corinho enquanto
as crianças vão tomando os seus lugares.
(se quiser use ilustrações ao cantar este corinho)

Poesia: A Bíblia (o professor deve repetir a poesia,
usando a Bíblia. Então, faça com que as crianças
usem Bíblias "de Faz de conta", (item 6 de Itens
para acrescentar) e ensine-lhes os gestos, usando
os dedos. Repita os mesmos gestos todas as semanas.)

A Bíblia é o santo livro,
que o bondoso Deus nos deu.
Ela fala de Jesus
e nos conta sobre o céu.
Demos graças pela bíblia
e louvemos ao Senhor!
Vamos ler o santo livro
que nos mostra o Seu amor.

Cante um corinho que fale sobre a Bíblia,
usando sua Bíblia como visual.( deixe a criança
tocar na Bíblia. Ela aprende através dos sentidos)
Vamos abrir nossa Bíblia bem no começo.
Escute oque a Palavra de Deus diz. (leia Gênesis 1:1)
Leia o versículo cantando "No princípio ...".
(Mostre a caixa com a palavra criou item 7 de
Visuais e outros auxílios para o ensino)
Vocês ouviram a palavra criou ? (repita o versículo)
Criou quer dizer que Deus fez os céus e a
terra ... do nada (vá mostrando as outras figuras
da caixa. o vocabulário da criança é limitado.
Explique as palavras desconhecida) . Ele é tão poderoso!
O nosso grande Deus, que ama a cada um
de nós, criou nosso lindo mundo em seis
dias, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 ( ao contar mostre os
números do item 5 de Visuais e outros
auxílios para o ensino).

Vamos descobrir mais sobre como
Deus criou o mundo.
(Toque um CD para dar a impressão
de passagem do tempo)

Estava escuro... muito escuro...
(deixe cada criança olhar no tubo de papelão,
o qual tem uma das extremidades coberta
com um pedaço de tecido escuro, item 2 de
tens para acrescentar. As crianças
aprendem vendo)
Agora fechem os olhos. Assim também
podem ver como é a escuridão.
(enquanto estão de olhos fechados, retire
o tecido do tubo de papelão)
No primeiro dia, Deus disse: "haja luz; e
houve luz". Deus fez a luz sair da escuridão!
(deixe as crianças olharem através do tubo
e verem a diferença entre as trevas e a luz.)
Muito obrigado, Deus, por amar-nos e por
criar a luz. Deus chamou a luz de dia.
Você sabe o nome que ele deu para a
escuridão? Sim! Ele chamou a escuridão
de noite. No primeiro dia Deusa separou a luz da escuridão!

(mostre a caixa do item 3 de Visuais e
outros auxílios para o ensino com a
figura que representa a luz e as trevas)


No segundo dia, Deus dividiu as águas
que estavam encima, das aquas que
estavam embaixo. E o céu apareceu.
N o segundo dia, Deus deu-nos o ar
para respirarmos (respirem fundo).
Obrigado, Deus, pelas brancas nuvens,
obrigado pelo lindo céu azul.
Obrigado pelo ar que respiramos.
(mostre a figura que representa a água)



No terceiro dia, Deus disse que o chão
seco devia aparecer, ele chamou o
chão seco de terra.
(deixe as crianças apalparem
um pouco de terra ou uma pedra,
as crianças aprendemapalpando)
Deus juntou as águas em lagos e rios,
lagoas e riachos, e colocou o grande mar
em seu lugar. E, então, Deus disse que as
plantas deveriam crescer da terra!
E assim que ele falou, o que aconteceu?
As lindas árvores apareceram.
E a grama verdinha também.


Você pode apontar as árvores na figura? (mostre a figura correspondente)


Vamos agradecer a Deus pelas coisas
que Ele nos deu no terceiro dia.
Muito obrigado, Deus, pelos rios e
lagos. Muito obrigado pelas lindas
árvores e a grama.
(deixe as crianças plantarem árvores,
coladas em palitos de churrasco, no jardim
de isopor, item 8 de Visuais e outros auxílios
para o ensino. Esta atividade pode, também,
ser deixada para a recapitulação. )

Poesia: Árvores (com gestos)
A mangueira estende os galhos
para cá e para lá.
A palmeira cresce fina
para cima, para cima ...
E olhe os galhos do chorão:
vão crescendo para o chão!...

As flores do nosso jardim não são de verdade.
Só Deus pode fazer uma flor de verdade.
(mostre uma flor natural, permitindo
que cada criança a toque e sinta o seu perfume.)
(As crianças, aprendem apalpando,
ouvindo, fazendo, vendo, tocando e cheirando.)

Cante um corinho que fale da criação de Deus,
com gestos, elas tem muita deixe-as movimentar-se.
Vamos contar os dias e dizer as coisas
que Deus criou em cada dia.
(deixe que uma criança aponte a figura
e diga o que Deus criou neste dia.)

No quarto dia, Deus colocou dois grandes
luzeiros para brilharem no céu, dando-nos luz.
Podemos ver o luzeiro mais brilhante
durante o dia, você sabe como ele se chama? (sol).
(faça gestos ao contar sobre o grande
luzeiro e deixe que as crianças o imitem.)
(fale em voz mais baixa) A luz que Deus
colocou no céu para a noite não
tem um brilho tão forte.
Ela é chamada de __________. (lua)

E Deus fez muitas outras luzes que brilham no céu, a noite.
Elas são chamadas de_______(estrelas)
Mostre a figura relacionada


Obrigado, Deus, pelo sol e pela lua!
(para a recapitulação, pode-se fazer silhuetas,
de cartolina, de sol, lua e estrelas, e monta-las
em palito de churrasco. Cada criança pode
receber as suas próprias silhuetas e marchar

ao redor da sala com elas nas mãos.)


No quinto dia, Deu criou os peixes para viverem
nas águas. Ele fez peixinhos pequenininhos e
peixes bem grandões.
(se quiser mostre um peixinho vivo.)

Vamos fazer um peixe
Aqui está um peixinho
(Junte as palmas das mãos e movimente-as
como se fosse um peixe nadando).
Aqui está um maior!
(Com uma mão um pouco mais a frente,
aumenta o tamanho do peixe)
Outro, e maior desta vez!
(mais ainda pra frente, aumenta mais o
tamanho do peixe.)
(contando nos dedos)
Já são: um, dois, três!

Agora vamos fazer de conta que somos peixinhos,
nadando nos rios que Deus criou. Você pode
escolher o peixe que quer ser, o peixinho, o
maiorzinho ou o grandão (junte as mãos e
movimente o corpo como um peixe nadando.)
Muito obrigado, Deus, porque o
Senhor fez os peixes nadarem.
(mostre a figura relacionada)

Também, no mesmo dia, Deus criou os
pássaros para voarem pelo ar!(faça gestos).
Deus fez com que cada passarinho saiba voltar
para o seu ninho, não importa o quanto esteja
longe de seu lar. Vamos imitar o passarinho.
E como passarinho, você vai lembrar exatamente
onde fica o seu lugar.
Depois de voar ao redor da sala, você
vai voltar para o mesmo lugar.
(Deixe os "passarinhos" voarem. Se a classe
é grande, poderão "voar" sem sair do lugar.
Mas, se o espaço permitir, use esta atividade.
Pode haver um "pássaro" que não volte para o seu
lugar. Aproveite o acontecimento para uma aplicação:
Os pássaros sempre seguem o seu caminho
para casa, mas as crianças às vezes seguem
seu próprio caminho e não o de Deus.
As pessoas se afastam de Deus, andando longe d’Ele.)
Crianças, ajudem ele a encontrar o seu lugar.
Que bom! Deus ajudou você a lembrar
onde era o seu lugar, não é? Deus, sempre
manda alguém nos ajudar a ficar,
bem pertinho d’Ele!
Obrigado meu Deus, pelos passarinhos que voam.
Obrigado por que o Senhor os faz saber voltar para o ninho.

Obs: Variação no volume e na tonalidade da
voz atrai a atenção das crianças e cria
um ambiente apropriado.

No sexto dia, Deus fez os animais.
(Mostre a figura relacionada, aponte a vaca)
Ele criou a vaca para dar o leite que você bebe.
(mostre uma figura de um copo de leite,
ou um saco ou caixa de leite vazio)
Deus fez o cavalinho. Você gostaria de montar nele?
Quem pode ver o cavalinho na figura?
Vamos fazer de conta que estamos andando
a cavalo. Vamos fazer o barulho do trote do cavalo.
(batem nos joelhos, imitando o barulho do cavalo)

Deus fez o grande elefante, o macaco e
a alta girafa. Ele fez os gatinhos e os cachorrinhos,
as tartarugas para brincar com você. Ele os fez,
porque gosta de você. "Carlinho", você pode
encontrar o cachorrinho na nossa figura?
Vamos agradecer a Deus pelos animais.
Muito obrigado,
Deus, porque o Senhor criou os animais.
Mas ainda não contei tudo o que Deus criou.
Escute o que diz o livro de Deus, a Bíblia: "Façamos
o homem..." Deus fez o primeiro homem e a
primeira mulher no sexto dia.
(Arranje uma figura de Adão e Eva, mostre para
as crianças, e depois prenda a figura com fita
adesiva em um local de destaque).
Deus fez Adão e Eva diferente dos animais.
Os bichos, pássaros e peixes, não podem entender
como Deus é. Não podem conhecer e amar a
Deus. Mas Adão e Eva podiam.

Deus fez Adão e Eva de um jeito especial. Eles
podiam conhecer e amar ao Senhor
Deus fez o papai e a mamãe. E Ele fez você! A
Bíblia diz que Deus criou cada um de nós.
Muito obrigado Deus, porque o Senhor nos fez.
Obrigado porque o Senhor nos ama. E muito obrigado, p
orque o Senhor nos fez para sermos seus amigos e ama-lo.

Depois de fazer todas as coisas, Deus parou.
Tudo o que Ele tinha feito era muito bom!
Vamos parar e pensar em quantas coisas Deus
fez para a nossa alegria!
(faça com que abaixem a cabeça sobre os braços,
fechando os olhos por alguns instantes. Depois,
poderão examinar novamente as figuras e apontar,
cada uma, uma coisa que Deus criou.
Faça uma pausa para agradecer a Deus por fazer cada coisa.)

Fique atento
*Acriança aprende pela observação.
Deixe-a descobrir novos visuais, as coisas que
Deus criou. Não tem importância se ela não
lembrar a ordem da criação. Ela se cansa
facilmente, providencie momentos de descanso.

* Acriança aprende fazendo: atividade
e movimento.

* Espere obediência. Dê a direção. E elogie
quando lhe obedecerem.

* Acriança aprendo ouvindo e fazendo.

Centro da bíblia
(deixe uma criança abrir a bíblia na página marcada
pelo marcador verde e ler o versículo sublinhado.)
A bíblia diz: "No principio criou Deus os céus e a terra"
(Genesis 1.1). Estas palavras estão exatamente no começo
da nossa Bíblia.
(Cante uma música que fale da criação,
segure a caixa criou.)

Todos vão dizer esta palavra da Bíblia: criou.
Criar quer dizer fazer. Deus fez os céus e a terra.
Ele os fez assim: Deus apenas falou e eles apareceram!
Deus é muito poderoso! Vamos ouvir um cântico
sobre o nosso grande Deus. (cante com gestos)
Sim, o nosso Deus é grande e poderoso...
Ele pode fazer qualquer coisa. E eu sei mais uma coisa
a respeito de Deus. (Cante um corinho que fale de Deus)
É porque Deus nos ama que ele nos deu este
mundo maravilhoso em que vivvemos.
(repita o corinho)
Deus criou cada um de nós e Ele nos ama.
Ele sabe o nome de cada um de vocês.
Sim, Deu ama você. Ele criou você. Ele sabe o seu nome.
(Diga o nome de cada criança.) Vamos agradecer e
dizer a Deus o quanto nós o amamos por ter feito
este mundo lindo.

Nenhum comentário: