sábado, 1 de novembro de 2008

ORIENTAÇÕES PARA OS COMPONENTES DO MINISTÉRIO DE CRIANÇAS

ORIENTAÇÕES PARA OS COMPONENTES DO MINISTÉRIO DE CRIANÇAS

Funções:

Todos os componentes do ministério

Obedecer as orientações do Pastor Presidente
Organizar semestralmente o armário do ministério de crianças.

Cooperadora Ministerial

Orar diariamente por todas as crianças.
Estar presente a todos os eventos especiais e na EBD.
Auxiliar os professores de crianças na preparação das aulas da EBD.
Visitar as salas de aulas com objetivo de verificar a necessidade do professor.
Observar o calendário da IBB para que não haja contratempo na realização de nenhum evento.
Planejar os gastos a serem efetuados com antecedência e dentro da realidade.
Apresentar a previsão de gastos a Auxiliar Administrativa para esta solicitar autorização do Pastor Presidente.

Organizar juntamente com os componentes do Ministério, o plano de aula semestral.
Solicitar as revistas da EBD com antecedência.

Componentes do Ministério de Crianças

Orar diariamente por todas as crianças e em especial pelos seus alunos na EBD.
Estar presente na sala de aula às 30 minutos antes e esperar seus alunos com carinho e alegria na EBD.
Estudar as lições com antecedência, preparar e trazer o material didático sugerido na revista da EBD.
Obedecer às diretrizes da igreja.
Estar disposta a auxiliar as crianças nos eventos do calendário da igreja.
Passar todas as sugestões para a Cooperadora Ministerial de Crianças e a Auxiliar Administrativa.
Preparar o material dos eventos quando solicitado.
Obedecer ao plano de aula estabelecido.
Avisar com antecedência a Cooperadora Ministerial quando houver necessidade de faltar à aula da EBD.

Atividades

Cantina e Acampamento
Acampamento –
Seminário de formação de líderes –
Confraternização – aniversariantes do semestre e natal –
Culto das crianças –
Páscoa – 23.03.
EBF – 04 a 06.07
Dia das crianças –
Natal – 14.12.
Datas especiais: Dia das Mães (11.05.); Dia do Pastor (08.06); Aniversário Dia dos Pais Dia de Missões (28.09); Aniversário do Pastor; Dia da Bíblia (14.12.08).

Cantina

A Cooperadora Ministerial de Crianças deverá:

  • Fornecer mensalmente relatório financeiro a secretária da igreja.

Eventos

A programação dos eventos: culto das crianças, páscoa, EBF, Dia das crianças, Natal, estará sob a responsabilidade da Auxiliar Administrativa da igreja podendo a qualquer momento receber sugestões.
A direção dos eventos será feita pela Cooperadora Ministerial de Crianças.
Todos os participantes do Ministério de Crianças receberão a programação do evento com antecedência de aproximadamente 30 dias podendo fazer as devidas sugestões para promover a excelência no trabalho do Senhor Jesus.
As partes comemorativas das datas especiais, serão programadas pelo professor da classe, para serem apresentadas na EBD. Tempo por classe 5 minutos.

2 comentários:

Tias da Escolinha disse...

Oi Valéria!!!
Gostei muito das postagens sobre Raio X da EBD e Orientações!

Deus abençoe você
Tenha uma semana de vitórias!!

Com carinho,

Sandra:-)

Consultora em Educação disse...

Ambientes barulhentos agridem

Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

“Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

“Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.


Ivone Boechat